Orquestra Educacional de Piracicaba fará apresentação no Teatro Dr. Losso Netto

Orquestra Educacional de Piracicaba fará apresentação no Teatro Dr. Losso Netto

Concerto acontece amanhã, terça, 28/09, com entrada gratuita

A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP), fará apresentação amanhã, terça-feira, 28/09, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, como contrapartida ao Prêmio por Histórico de Realização em Música, concedido pelo Governo do Estado para orquestras e grupos sinfônicos. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Com duração de 85 minutos o repertório será composto de trilhas sonoras de filmes e games, obras sinfônicas conhecidas e MPB. No concerto haverá um Momento Didático, atividade educativa/formativa com duração de aproximadamente 20 minutos, a qual o público é convidado a subir ao palco e se aproximar dos instrumentos de sua escolha, enquanto o regente explica a funcionalidade de cada família de instrumentos da orquestra.

“Esse experimento sensorial é muito rico, pois as pessoas ouvirão a música sendo executada do palco, provocando uma nova experiência, conscientização para a importância da arte e cultura e apreciação da obra musical”, explicou o maestro Ivan Bueno, idealizador e regente da OEP.

“Esta atividade respeitará todos os protocolos de saúde e a quantidade de pessoas que poderão subir no palco ficará limitada ao permitido para cada teatro”, afirmou Carlos Cardozo, produtor da OEP.

PROAC/LAB 2020 – A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) foi uma das vencedoras do Prêmio por Histórico de Realização em Música. Concedida pelo Governo do Estado para as orquestras e grupos sinfônicos, a premiação é um reconhecimento ao mérito das realizações de organizações que atuam na área. Como prêmio, a OEP recebeu por meio do Edital ProAC, via Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos do Governo Federal. Em 2020, participaram deste edital 24 orquestras de todo o Estado de São Paulo e a OEP foi uma das contempladas com o valor de R$ 100 mil.

Como contrapartida ao prêmio, a OEP é responsável pela realização de três concertos didáticos gratuitos, um deles já apresentado na cidade de Campinas no dia 26/09, o outro amanhã, em Piracicaba, e o terceiro ainda sem data e local definidos, mas que ainda acontecerá em 2021.

Apesar do prêmio, a OEP continua captando recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, lei esta que oferece isenção fiscal no imposto de renda a empresas enquadradas no regime tributário Lucro Real e pessoas físicas que fazem a declaração de IR completa (antiga Lei Rouanet) – já tendo captado 60% do valor total do projeto junto a empresa OJI Papéis Especiais.

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep

Orquestra Educacional de PiracicabaOrquestra Educacional criada com o objetivo de ajudar as pessoas através da prática musical apoiada em três pilares: Educacional, Cultural e Social.www.investe.art.br

.


SERVIÇO – Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP). Amanhã, terça-feira, 28/09, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto localizado na avenida Independência, 277. Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.Ocultar histórico de mensagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta