Clubes estimulam leitura em São Pedro

Clubes estimulam leitura em São Pedro

“Roda Literária” e “Visão além do alcance”, são dois Clubes de Leitura que estão recebendo o apoio da Coordenadoria de Cultura de São Pedro, em uma iniciativa de incentivo à leitura. O “Visão além do alcance”, um projeto das professoras Clara Gennari, Claudirene Faganello e Isleida Leite, começa suas atividades com a leitura do clássico “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz. As professoras usarão espaços públicos para realizarem os encontros de leitores, e a Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira, bem como o Museu Gustavo Teixeira, estão de braços abertos para receber os amantes dos livros.

O professor PhD Juliano Saccomani também iniciou um Clube de Leitura com o intuito de fomentar a atividade junto à população. O “Roda Literária” convidou as escolas para participarem, porém está aberto a todos os cidadãos. O convite às escolas tem um motivo duplo: primeiramente, a população de jovens que pode aproveitar o clube para se preparar para o vestibular e outros exames, por meio do desenvolvimento da leitura crítica, da habilidade de argumentação, da troca de ideias, dentre tantos outros benefícios proporcionados pela leitura seguida de discussão; o segundo motivo é o acervo das bibliotecas das escolas estaduais, que geralmente têm vários exemplares de um mesmo livro.

Os clubes de leitura são uma febre entre os amantes da leitura e da literatura em geral. Em meio à pandemia, essa ação cresceu e devido à utilização dos meios virtuais de comunicação ficou mais fácil a interação entre o público. Os objetivos do clube são promover a democratização do acesso à leitura; contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; e formar mediadores de leitura.

A Biblioteca Gustavo Teixeira assinou dois Clubes de Leitura e recebe mensalmente, com antecedência de dois meses da estréia para comercialização, exemplares de livros inéditos, o que permite que os leitores recebam os títulos antes da chegada às livrarias. São bestsellers e indicações de personalidades do mundo literário sobre os mais variados assuntos, para gostos variados.

O professor Juliano vai mediar uma Roda de Conversa junto à Coordenadoria de Cultura no dia 27 de julho sobre o livro “Divergente”, de Verônica Roth, como forma de iniciar as atividades do clube que, posteriormente, terá seus encontros via internet. As inscrições para a Roda de Conversa estão abertas e são gratuitas. Mais informações pelo telefone (19) 3481-9275, que também é WhatsApp.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta