4ª Semana Modos de Acessar no Sesc Piracicaba

4ª Semana Modos de Acessar no Sesc Piracicaba

Em Piracicaba acontecerão a Rota de turismo afro-acessível e publicações nas redes do Sesc Piracicaba

O Sesc São Paulo promove a 4ª edição da Semana Modos de Acessar, uma ação em rede em que todas as unidades propõem atividades artísticas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. São cerca de 65 atividades que trazem produções artísticas de pessoas com deficiência, entre bate-papos, exibições de filmes, oficinas, encontros, shows, entre outras ações. Desta totalidade, 42 delas são com libras; 18 trazem legendas e 13 vem com audiodescrição, audionarração e/ou descrição de imagens. A programação será mista, com atividades on-line e presenciais. Acesse em www.sescsp.org.br/modosdeacessar.

Em Piracicaba teve início a Rota Afro-Acessível na quinta-feira, dia 2 e segue também nos dias, 7 e 8 de dezembro, próximas terça e quarta, das 08h00 às 11h00. A rota é um projeto de Afroturismo, ação que conecta as pessoas com histórias, territórios e culturas negras de Piracicaba. Todas as saídas terão recursos de acessibilidade, com prioridade para pessoas com deficiência, como é o caso do dia 2, em que é aberta a participação de pessoas com Síndrome de Down. As inscrições e informações todas devem ser obtidas pelo perfil @rotasafro com a guia Julia Madeira.

E de forma virtual, serão publicados cards com depoimentos de pessoas com deficiências sobre o universo, atitudes e de que forma podemos construir uma sociedade mais inclusiva. As publicações estarão no Instagram e Facebook do Sesc Piracicaba de hoje dia 3 a 10 de dezembro, sempre às 17h00.

Acessibilidade no SESC São Paulo: 

Para o Sesc São Paulo, a acessibilidade é uma premissa que fortalece a democratização das oportunidades e a convivência com a diferença, valores que favorecem e impulsionam o desenvolvimento coletivo e cidadão, para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos possam usufruir igualmente de espaços e de experiências.

Em 2017, o Sesc 24 de maio recebeu o “Selo de Acessibilidade” da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo. A concessão do selo é feita para edificações que seguem as normas técnicas de acessibilidade física, com ênfase para estruturas de uso comum como banheiros, bebedouros, acessos aos espaços, corredores, sinalizações, piso podo-tátil e elevadores. Em 2019, o Sesc Avenida Paulista recebeu este mesmo selo.  

As unidades do Sesc no Estado oferecem ações locais em diálogo com os territórios em que se inserem, fortalecendo também a acessibilidade atitudinal, ou seja, entender que as barreiras comportamentais interferem na qualidade de acesso e de vida das pessoas com deficiência em seu cotidiano.

Sobre o SESC São Paulo: Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/sobreosesc

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta