Sugestão de pauta: No mês de março, SBOC faz alerta para os tipos de câncer mais comuns em mulheres

É fundamental aproveitar o mês de março para falarmos sobre saúde feminina e dos tipos de câncer mais comuns em mulheres, que são: mama, colo de útero, ovário e corpo de útero. Com o intuito de conscientizar a população sobre os principais riscos, sintomas, tratamentos, meios de prevenção e a necessidade de visitar um médico para a realização dos exames de rotina, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) coloca seus oncologistas à disposição para entrevistas para falar sobre o assunto.

Compartilho abaixo algumas informações que podem apoiar futuras pautas:

Mama: Na última consulta pública da ANS, foram incorporados 3 dos 5 medicamentos para quimioterapia oral, submetidos pela SBOC, sendo eles: Abemaciclibe, Palbociclibe e Ribociclibe. São medicamentos orais que melhoram a qualidade de vida das pacientes.

Colo de útero: Causado pelo vírus Papilomavírus Humano (HPV) em mais de 90% dos casos, trata-se de uma doença que pode ser erradicada através da vacinação anti-HPV em meninos e meninas entre 9 a 15 anos. Infelizmente, com a retirada da vacinação das escolas públicas, houve uma queda significativa dos índices de cobertura vacinal, partindo de 90% em 2014, para 52% em meninas e 22% em meninos em 2019.

Ovário: Esse tipo de câncer não causa sintomas em sua fase inicial, desta forma, 75% dos casos são descobertos já em estágio avançado. Por isso os exames de rastreamento são tão importantes.

Corpo do útero: Ainda pouco conhecido, o tipo mais comum se origina no endométrio (revestimento interno do útero) e o seu sinal mais comum é o sangramento vaginal fora do período menstrual.

Como uma forma de reduzir os riscos de desenvolver os tipos de câncer mencionados acima, é essencial ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, manter o peso corporal saudável e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. É de suma importância, também, continuar a rotina de visitas médicas e a realização de exames clínicos, como mamografia, Papanicolau, ultrassom ou outro indicado pelo profissional.

Além disso, em comemoração ao mês da mulher, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, colocam à disposição do público, nos nichos de leitura das 27 estações, folhetos informativos sobre os tumores que mais acometem o sexo feminino. O material, produzido por especialistas da SBOC, integra a campanha que teve início nas linhas em 4 de fevereiro, para o Dia Mundial do Câncer, e faz alerta para os principais sintomas das doenças, destacando a importância do autocuidado e da necessidade de procurar atendimento médico precoce, diante do surgimento de algum sinal que mereça atenção.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta