Conheça as vantagens e os cuidados para a prática de esportes durante a pandemia

Diante da situação epidêmica, manter-se ativo contribui para o bem-estar e alivia o estresse

Você sabia que a definição de esportista é a pessoa que se dedica ao esporte, em qualquer modalidade, de forma amadora ou profissional? Ou seja, qualquer um pode treinar com o intuito de superar seus próprios limites, exercitar-se de modo divertido e/ou participar de competições de forma não profissional. Pensando nisso, praticar esportes e manter-se saudável pode ser um desafio diante da pandemia da Covid-19 para a grande maioria das pessoas, uma vez que estar em casa em segurança sempre será a melhor estratégia.

Em primeiro plano, é recomendável manter uma rotina e adaptar os exercícios no tempo disponível. Existem várias opções de atividades que podem ser feitas dentro de casa, como: andar rapidamente pela casa ou subir e descer escadas por 10 a 15 minutos, duas a três vezes por dia; escutar música e dançar, pular corda, fazer as aulas gratuitas em aplicativos (podem ser aulas de força muscular ou aeróbicas), usar esteiras ou bicicletas ergométricas, se estiverem disponíveis. É recomendada a prática de exercícios aeróbicos de moderada intensidade por, pelo menos, 150 minutos por semana ou, em média, 15 minutos por dia, adaptados à agenda individual de cada pessoa.

Tratando-se de atividades ao ar livre, a coordenadora médica da Care Plus, dra. Martha L. Sulzbach Sallum, recomenda que a prática de atividades físicas seja individual, do tipo caminhada, corrida ou bicicleta. Vale lembrar também o quão importante é o uso da máscara e, caso esteja em locais com outras pessoas, o ideal é manter o distanciamento de 2 metros.

“Recomendo evitar esportes que tenham contato com outros jogadores (futebol, basquete, etc.), pois há a quebra do distanciamento social adequado, e sempre reforço o uso da máscara o tempo todo, caso esteja fora de casa ou na presença de outras pessoas que não morem com você”. Além disso, Sallum avalia que é possível diminuir a intensidade dos exercícios a fim de que as máscaras sejam mantidas cobrindo o nariz e a boca o tempo todo.

A médica também tem recomendações para quem está iniciando a prática de esportes. Uma delas é a de sempre procurar uma avaliação com clínico geral ou cardiologista antes de iniciar as atividades físicas de nível intermediário a intenso. E, mesmo com a chegada da vacina, todos os cuidados permanecem os mesmos, já que a imunidade da população somente será alcançada quando grande parte dela for imunizada. E, ainda é preciso que a comunidade médica e científica entenda como as vacinas se comportam no mundo real.

É importante ressaltar que, se houver suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, não realize atividades físicas e procure atendimento médico. Para adeptos de dos exercícios que tiveram Covid-19 e já se recuperaram, a recomendação é só retomar a prática após a liberação clínica.

Sobre a Care Plus

Care Plus faz parte da Bupa, que tem presença em mais de 190 países. Há mais de 28 anos, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e medicina preventiva). É a principal operadora de saúde no Brasil em seu nicho de mercado, atendendo a mais de mil empresas e cerca de 112 mil beneficiários.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta